< /embed>

terça-feira, 24 de maio de 2011

Como fazer uma luminária de lava?

Inventada nos anos 60 pelo inglês Edward Craven Walker, que a batizou de"Astrolight" (astro-luz), esta luminária de lava, também conhecida como "lava lamp", foi apresentada em uma feira de novidades de Hamburgo em 1965. Ela foi um ícone da década e, devido ao constante movimento de cores intensas, foi comparada a alucinações psicodélicas. Reproduza em casa essa criação:

Você precisa de

Garrafa de vidro resistente a mudanças de temperatura. A garrafa deve ter aproximadamente 40 cm de altura e forma tubular.
Uma mola de cobre com o comprimento suficiente para, em forma de anel, ser encaixada no fundo da garrafa
Parafina incolor
Óleo para bebê (transparente)
Corante à base de óleo (para dar a cor desejada à parafina)
Funil
Água destilada
Para a base: uma lata de leite ou outra lata que tenha o mesmo tamanho do fundo da garrafa a ser usada
Uma lâmpada de 40 watts
Bocal (para a lâmpada)
Gesso
Para a extremidade superior: uma latinha (tipo de refrigerante ou itens alimentícios) que não tenha nada impresso

Passos

1. Faça um furo no centro da base da lata para passar o fio da instalação elétrica que levará energia ao bocal. Introduza o bocal, prepare um pouco de gesso para colocar no fundo da lata em volta do bocal para fixar bem as partes. Assim a lata também vai ganhar peso e dará estabilidade à luminária. Deixe o gesso secar bem. Isso deve levar um pouco mais de uma hora. Quando estiver seco coloque a lâmpada.






2. Limpe cuidadosamente a garrafa antes de usá-la para a lava não grudar nela. É importante que a garrafa fique bem fechada. A extremidade superior da nossa luminária (que deve ser de metal também) pode ser feita com uma latinha (tipo de refrigerante ou itens alimentícios) que não tenha nada impresso. Esta parte simplesmente será colocada sobre a tampa da garrafa, sem pressão. A mola de cobre, que ficará no fundo da garrafa, é muito importante porque será um condutor de calor, que derreterá a cera ou lava e ajudará a dar forma às bolhas.









Fabricação da lava:

1. Antes de tudo, lave bem a garrafa e coloque-a em uma panela com água (de forma que a água cubra toda a garrafa), deixando ferver para eliminar todas as impurezas que estiverem dentro. Depois, derreta a parafina em banho-maria. Enquanto a parafina estiver derretendo, encaixe a mola em forma de anel no fundo da garrafa. Quando a parafina já estiver totalmente derretida, acrescente aproximadamente duas colheres (sopa) de óleo para bebê e misture bem (às vezes a mistura não fica muito uniforme, mas quando a parafina secar esse problema será resolvido). Reserve.
2. Coloque na garrafa aproximadamente 2 centímetros de óleo para bebê, tampe a garrafa e agite bem para espalhar bem o óleo.
3. Acrescente o corante à parafina e despeje-a no interior da garrafa com a ajuda de um funil, para evitar que escorra pelas laterais internas da garrafa. A parafina deve ocupar até 4 ou 5 cm a partir do fundo da garrafa, embora essa quantidade possa variar de acordo com o tamanho da mesma. Espere alguns minutos até a parafina se solidificar.
4. Complete até a metade da garrafa com água destilada. Você pode incluir aqui uma colher (chá) de detergente, mas não ponha mais do que isso para não aparecer espuma quando a garrafa estiver quente. Acrescente óleo para bebê e depois, de novo, água destilada até chegar a 4 centímetros do topo da garrafa, aproximadamente. Tampe e espere a lava ficar totalmente endurecida (o que levará de 12 horas a um dia).
5. No dia seguinte leve a garrafa ao freezer por no máximo uma hora. Isto servirá para eliminar as bolhas de ar que possam ter ficado dentro da parafina endurecida. Depois esquente um pouco a garrafa em uma panela com água. Retire-a da panela e seque-a bem com um pano.
6. Encaixe a garrafa na base e o acabamento no topo da garrafa. Acenda a lâmpada e deixe esquentar. Como é a primeira vez que a luminária vai funcionar, pode levar entre 2 e 3 horas para começar a fazer o efeito de bolhas de lava incandescente.

Importante

Depois das três horas iniciais, quando a parafina estiver derretida, se formarão pequenas bolhas de lava que pouco a pouco irão aumentando de tamanho. Nunca mova a luminária enquanto estiver funcionando, porque ela perderá o efeito de lava incandescente e você terá que esperar que o processo recomece.
 

6 comentários:

  1. Ola, muito bom seu blog, pena que não consegui pegar os moldes das roupas de cachorro.
    Sou costureiro e estou desempregado, estou querendo fazer roupas de cachorro pra vender, poderia me mandar os moldes por email.
    Agradeço e sucesso no seu blog.
    tomferreira0021@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. adorei.. muito interessante. e vc explica bem.. dá para entender direitinho. valeu e sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Nao intendi absolutamente nada do que você escreveu.... e achei uma grande perda de tempo ler isso !!!

    ResponderExcluir
  4. Fiz todo o procedimento, depois de tudo pronto a lava ia derretendo normalmente, ate que ao ter contato com a água, simplesmente ela endureceu e ficou na superfície, pensei que fosse normal, então deixei ligado a noite toda, mas nada... Alguém me diz o que houve de errado?

    ResponderExcluir